UM POUCO DO SINTER

O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL – SINTER – PB, foi fundado em 1º de setembro de 1989, derivou da Associação dos Servidores da EMATER – PB – ASSEP.

Ainda nos anos da década de 70, quando o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural era executado pela ANCAR, os trabalhadores já buscavam uma forma de organização interna e tinham um fundo econômico informal, com o nome de CASANCAR, que socorria nas ocasiões de necessidade extrema – casos de doença - os trabalhadores mais necessitados, com pequenos empréstimos reembolsáveis. A nossa organização sindical era o Sindicato dos Bancários da Paraíba, visto que a ANCAR mantinha uma relação de parceria com os bancos – Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco do Estado da Paraíba, dado o Crédito Rural Orientado. Esta participação como associados no Sindicato dos Bancários da Paraíba possibilitou os trabalhadores da ANCAR inscreverem-se no Programa Habitacional do BNH – Banco Nacional de Habitação – tendo direito a casas no Conjunto Habitacional dos Bancários, onde ainda hoje moram muitos companheiros que foram sorteados e receberam suas moradias no dia 31 de março de 1980, data da entrega do referido Conjunto Habitacional. Em 1976 deixa de existir a ANCAR-PB, o Governo do Estado funda a EMATER – PB que assume todo o patrimônio humano e material da extinta ANCAR. Em 29 de junho de 1979 os trabalhadores da EMATER-PB empossavam a primeira diretoria da então criada ASSEP – Associação dos Servidores da EMATER, cujo objetivo era mais social.

Até o início da década de 80 a Legislação Trabalhista, mesmo que não atendesse as reivindicações dos trabalhadores era respeitada, visto que a cada primeiro de maio e primeiro de novembro funcionava o gatilho salarial que atualizava o salário dos trabalhadores brasileiros, independente da luta neste sentido. Ainda na primeira metade da década de 80, a Legislação deixou de ser respeitada no Estado e partiu este para dominar o direito dos trabalhadores, não mais respeitando a Legislação Pátria e passou a dar o aumento salarial na vontade e no humor do governante de plantão, como se favor fosse. Lembramos aqui a famosa perseguição implantada pelo Governo nos idos de 1984, quando 73 trabalhadores – irresignados declarados - foram transferidos para os mais diversos e longínquos municípios da Paraíba, por não aceitarem a política salarial sem reajustes, a margem da Lei, implantada pelo Governador de plantão. Nessa fase, e a partir daí, a ASSEP teve atuação política intensa lutando de todas as maneiras contra a redução e atrasos salariais. Começou, então, a discussão sobre a evolução da nossa forma de organização de associação para sindicato, culminando este novo processo de organização numa Assembléia realizada em 1º de setembro de 1989, com a fundação do SINTER – PB, que além da luta dos trabalhadores proporcionou a condição de também representa-los na esfera judicial do trabalho, vitoriosamente, como fez, faz e fará. No final da década de 80, veio a eleição direta para presidente da república e o então eleito presidente, após a posse, deu um duro golpe na Assistência Técnica e Extensão Rural do Brasil, com o fechamento da EMBRATER, empresa que coordenava programas de ATER, e captava recursos nacionais e internacionais, inclusive para despesas com pessoal, que muitas vezes chegavam a 90% destas, entrando o Estado com o restante. Deste golpe todas as EMATER dos Estados passaram por dificuldades, já que muitos governos não quiseram assumir a responsabilidade das empresas. Aqui na Paraíba foi de importância ímpar a luta do SINTER, que comandou a batalha pela preservação da Empresa e que o Estado assumisse todos os compromissos, como assumiu, principalmente a folha de pessoal e que não demitisse ninguém. Ressalte-se o apoio recebido de todos os segmentos da sociedade civil organizada, das organizações políticas e dos trabalhadores rurais de todos os recantos do Estado. Ressalte-se, principalmente, a luta unida de todos os trabalhadores da EMATER – PB, comandados pelo SINTER, num único objetivo, a manutenção em funcionamento da EMATER-PB.

O SINTER – PB desde a sua fundação tem se caracterizado como uma entidade de luta dos trabalhadores, sem distinguir ou privilegiar qualquer segmento, sempre na direção de buscar melhorias para todos, de fortalecimento das entidades que congregam os trabalhadores rurais, de fortalecimento interno da empresa, de políticas públicas de elevada qualidade, em defesa da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária. Outra característica do SINTER – PB é que sua direção sempre trabalhou colegiadamente e em consonância com os anseios dos trabalhadores, expressados nas inúmeras assembléias internas e participação nas lutas junto aos movimentos sociais.

As diversas campanhas, os números, e todos os outros fatos da vida do SINTER – PB, retratam a sua organicidade, sua eterna luta e suas inúmeras conquistas.