22/06/2018

Diretores do SINTER-PB participam de Oficina de elaboração de Plano Nacional de Formação Sindical dos/as trabalhadores/as da ATER promovido pela FASER

O SINTER-PB representado dos seus diretores, egressos do Curso de Formação de Formadores da CUT, participaram da Oficina de Elaboração do Plano Nacional de Formação Sindical dos/as trabalhadores/as da ATER promovido pela FASER.

A oficina foi realizada nos dias 18 a 21/06/2018, na Escola Sindical 7 de Outubro, em Belo Horizonte e faz parte do Planejamento da FASER para elaboração das diretrizes e ações em relação a Formação Sindical.

Dentre as expectativas dos participantes, destacamos a fala da Diretora Social do SINTER-PB, Maria Bethânia Torres Costa: Sempre fui ativista na questão de gênero e a formação sindical me deixou mais empoderada para dar prosseguimento ao trabalho. Vamos buscar trabalhar aqui uma agenda positiva ao longo das discussões, para garantir a construção de um Plano que prepare os trabalhadores e lhes traga consciência do momento desafiador pelo qual estamos passando.”

Nos grupos de estudos e nas discussões durante a oficina, o SINTER-PB trouxe a reflexão e a importância de incluir as questões de Gênero, Raça, Diversidade e Geração nas formações que serão planejadas e elaboradas através do Plano Nacional de Formação da FASER.

No segundo dia dos trabalhos, Maria Bethânia (Diretora Social – SINTER-PB) coordenou a mesa de debates trazendo como tema: “Transformações no mundo do trabalho e no campo brasileiro e seus impactos nas políticas agrícola e agrária e setor público de ATER e da Pesquisa Pública Estatal”, com as participações de Wagner Vieira Martins,  do Movimento dos Sem Terra (MST-MG), Adilson Pereira, coordenador da Escola 7 de outubro, Padre Claret, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Gilmar de Souza Pinto, Secretário de formação da CUT-MG, e Samir Seródio, presidente da Associação dos Servidores do Incaper (ASSIN).

Ao final das atividades da oficina todos avaliaram a elaboração do Plano de Formação  como um marco na história da FASER, que vai fortalecer e ampliar as representações da base sindical das suas entidades filiadas.