12/07/2019

Assembleia Geral Extraordinária para Reforma do Estatuto Social do SINTER-PB e o IV CONSINTER

Entre os dias 09 a 11 de julho o SINTER-PB realizou a Assembleia geral Extraordinária para Reforma do Estatuto Social do SINTER-PB e o IV CONSINTER - Congresso dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba que teve como tema “Fortalecimento da ATER pública e os Impactos e Desafios para o Movimento Sindical". Os eventos reuniram em média 90 participantes entre congressistas, palestrantes e convidados. O Congresso trouxe temas atuais e importantes para a categoria. Na abertura falaram representantes das seguintes entidades: FASER, CUT, FETRAF, FETAG, SINTAG-PB, EMPAER, MAPA, SEAFDS . A palestra magna “Quebrando paradigmas: as construções discursivas que corroboram para as inquietações nas relações de gêneros” foi proferida por Roselita Vitor, liderança e agricultora do Polo da Borborema de Remígio-PB e Adriana Galvão Freire, assessora técnica da AS-PTA.

No segundo dia (10/07) o evento trouxe 3 temáticas que foram trabalhadas em grupo para retirada de encaminhamentos que irão nortear as ações do sindicato junto a categoria. Os temas debatidos no Congresso foram: “O Cenário Nacional das Políticas Públicas voltadas a ATER Oficial”, “Os Desafios para o Fortalecimentos da ATER Pública Estadual” e “As Reformas: impactos e desafios para o movimento sindical”.  Para Ailton Francisco dos Santos, que fez parte da Comissão de Organização e coordenou a Temática sobre o Cenário Nacional da ATER Oficial, “o CONSINTER, foi um espaço importante de debate para discutir a conjuntura nacional, e a ATER pública, mas o foco do Congresso foi repensar o movimento sindical, retirar metas e diretrizes para nortear os rumos do SINTER-PB e traçar estratégias para o desenvolvimento e fortalecimento do movimento sindical ligados a ATER pública oficial”.

Após as palestras os participantes de cada sala se dividiram em grupos de trabalho para discutir propostas e retirar encaminhamentos.

Para o Diretor Geral do SINTER-PB, Cláudio FIDÉLIS, tanto a Reforma Estatutária quanto o IV CONSINTER se afirmam como espaços importantes de construção da categoria. “A reforma estatutária permitiu a entidade fazer uma revisão dos dispositivos e propor as adequações tanto a CLT quanto ao Código Civil Brasileiro. Por outro lado, o IV CONSINTER assegurou que todos os trabalhadores e trabalhadoras da extensão rural paraibana, ali representados, pudessem fazer uma reflexão produtiva quanto aos cenários nacional e estadual da ATER e também sobre os desafios do movimento sindical”.

No último dia os participantes apresentaram as propostas trabalhadas para a plenária e votados os encaminhamentos, que serviram de base para a elaboração do documento final do CONSINTER que será encaminhado para diversas entidades ligadas ao meio rural e também será a base para a atuação do SINTER no movimento sindical dos próximos 03 anos.