NOTÍCIAS DO SINTER

18/05/2018

Edital de Chamada de Trabalhos para publicação de Livro

SINDICATO DOS TRABALHADORES EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DA PARAIBA – SINTER-PB

 

 SINDICADO DOS AGRÔNOMOS, VETERINÁRIOS E ZOOTECNISTAS DOS ENTES PÚBLICOS DA PARAÍBA - SINAVEZ

 

 CHAMADA DE ARTIGOS PARA LIVRO

 

 

I – DA APRESENTAÇÃO

 

 A referida publicação terá como objetivo reunir textos inéditos resultados de atividades de ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural) (10 capítulos), movimento sindical (02 capítulos) e pesquisa científica em agropecuária (05 capítulos). Serão recebidos textos de servidores da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba - EMATER-PB, prioritariamente de ações desenvolvidas pela EMATER-PB, da direção do SINTER-PB e do SINAVEZ, e de entidades de pesquisa agropecuária.

 

 II – DAS NORMAS DE PARTICIPAÇÃO

 

 Art. 1°. – Cada proponente poderá submeter até uma proposta a este Edital;

 

Parágrafo Único – Não serão aceitos capítulos que já tenham sido publicados anteriormente, em sua totalidade ou em parte em qualquer meio impresso ou digital.

 

Art. 2°. – As propostas enviadas pelo(s) autor(es) obrigatoriamente deverão estar adequadas a este Edital e não possuir conteúdos que:

 

I.  Incluam danos ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou que possam ser entendidos como incitação à prática de crimes (ou contravenção penal);

 

 II. Constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões;

 

III. Incluam danos ou informações racistas ou discriminatórias;

 

IV. Violem qualquer lei ou sejam antiéticos;

 

V. Tenham sido produzidos por terceiros.

 

III– DAS INSCRIÇÕES

 

Art. 3°. – As inscrições estarão abertas de 25 de abril a 30 de junho de 2018, os textos deverão ser enviados para o e-mail: [email protected], todas no formato Word.

 

Parágrafo Único – Juntamente com a cópia: eletrônica, deverá ser encaminhado o termo de responsabilidade e transferência de direitos autorais, devidamente preenchido e assinado pelo(s) autor(es) (Anexos I).

 

IV – DAS PROPOSTAS

 

Art. 4°. – Cada proposta deverá:

 

I. Possuir a seguinte estrutura textual: Introdução, Desenvolvimento (Marco teórico, metodologia, resultados e discussões se tiver e/ou reflexões temática, conceitual, teórica considerando citações de autores e fatos vivenciados), as Conclusão e Referências e estar conforme as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Art. 5°. – Caso o artigo proposto possua imagens ou informações cujo direito autoral não pertença ao(s) autor(es), é da responsabilidade deste(s) providenciar e anexar as devidas autorizações, por escrito, juntamente com a proposta submetida a este Edital.

 

§ 1°. – As propostas para esse Edital só poderá ter no máximo quatro ilustrações (enviando em anexo em formato JPEG) excetuando-se gráficos que especificamente para esse edital não serão contabilizados como ilustração, ter sua identificação em cabeçalho, seguida da fonte de origem, bem como estar em boa resolução, que possibilite seu aproveitamento.

 

 Art. 6°. – A proposta de publicação deverá estar em formato Word, fonte Times New Roman tamanho 12, para o desenvolvimento do texto, excetuando-se as citações longas e as notas de rodapé que devem estar em fonte menor (sugestão fonte 11), alinhamento justificado, espaçamento simples, com o mínimo de 05 e máximo de 10 páginas, em papel A4 e margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.

 

§ 1°. – As citações do corpo de texto devem estar no formato autor-data e de acordo com a NBR 10520 (vigente), exemplo: (FREIRE, 1974, p. 57).

 

§ 2°. – As notas explicativas deverão ser apresentadas no rodapé.

 

§ 3°. – Quando se tratar de trabalho resultante de pesquisa e/ou extensão com apoio financeiro, indicar a instituição financiadora.

 

§ 4°. – Quando se tratar de trabalho elaborado sob orientação, indicar nome, titulação e vínculo institucional do(a) orientador(a).

 

§ 5°. – As referências digitadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com a NBR 6023 (vigente). Todos os documentos citados devem constar nas referências. Também, só devem ser referenciados os documentos citados.

 

§ 7°. – Os textos devem ser submetidos a uma revisão cuidadosa de linguagem antes de serem encaminhados para o livro.

 

Art. 8°. – Os trabalhos recebidos para publicação serão submetidos à apreciação de uma comissão de avaliadores constituída pelo Comitê Editorial, que decidirá pela publicação ou não do texto.

 

 § 1°. – Os textos recebidos são encaminhados aos avaliadores, sem identificação de autoria.

 

§ 2°. – Os autores serão informados, por e-mail, da aceitação ou não do seu texto.

 

 

Art. 9°. – O envio dos textos já representa autorização para, caso aprovados, serem publicados pelos sindicatos.

 

 Art. 10°. – Serão aceitos capítulos com no máximo cinco autores.

 

V – DA SELEÇÃO DE PROPOSTAS

 

Art. 11. – A seleção das propostas de publicação dos capítulos, relativas a este Edital, obedecerá aos seguintes critérios:

I.                    Relevância do tema;

II.                 Qualidade acadêmica do texto;

III.              Rigor técnico-científico;

IV. Clareza e objetividade;

IV.              Adequação e correção de linguagem.

 

VI - DOS DIREITOS AUTORAIS E DE EDITORAÇÃO

 

Art. 12 – O(s) autor(es) cederá(ão) os direitos autorais da obra ao SINTER-PB e SINAVEZ.

 

 Art. 13 – O(s) autor(es) não receberá(ão) qualquer tipo de remuneração financeira, mas um exemplar impresso.

 

Art. 14– A Comissão de Editoração responsabilizar-se-á em efetuar o registro da obra na Biblioteca Nacional, através do SINTER-PB e SINAVEZ

 

VII– DA PUBLICAÇÃO DO LIVRO

 

Art. 15 – Os recursos orçamentários para publicação dos livros serão oriundos do orçamento da SINTER-PB e do SINAVEZ. A dotação orçamentária destinada para esse Edital está condicionada à publicação de uma obra nesse formato.

 

VIII – DO CRONOGRAMA

 

AÇÕES

PERÍODO

Divulgação do Edital

25/04/2018

Submissão dos capítulos

25/04 a 30/06/2018

Divulgação das propostas homologadas

20/07/2018

Resultado Final

28/09/2018

Lançamento do Livro

06/12/2018

 

IX– DAS DISPOSIÇÕES COMPLEMENTARES

 

Art. 16. – Os organizadores da obra serão: Ailton Francisco dos Santos e Gustavo José Barbosa.

 

Art. 17 - A comissão editorial será formada por Jailson Lopes da Penha, José Sales Alves W. Júnior e Verneck Abrantes de Souza

 

 

João Pessoa, PB 25 de abril de 2018

 

 

 

JONAS TADEU DA CUNHA CASTRO

Diretor Geral do SINTER-PB

 

 

 

ODNILSON ALVES DE AGUIAR

Presidente do SINAVEZ

 

__________________________________________________________________________

 

EDITAL DE LIVRO, DE 25 DE ABRIL DE 2018

SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE TEXTOS COM ESTRUTURA DE CAPÍTULOS PARA CONSTITUIR UMA PUBLICAÇÃO EM FORMATO DE LIVRO

 

 

ANEXO I

 

TERMO DE RESPONSABILIDADE E TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

 

O(s) autor(es) (NOMES)__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________Vem(Vêm)por meio deste documento declarar que  o texto intitulado:_____________________________________________

proposto para publicação pelo SINTER-PB e SINAVEZ, trata-se de um texto original, que nunca foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra editora.

 O(s) autor(es)/organizador(es) do referido texto também declara(m):

1.      Declaro(amos) que participei(amos) suficientemente do trabalho para tornar pública minha(nossa) responsabilidade pelo conteúdo.

2.      Declaro(amos) que o referido texto passou por uma revisão cuidadosa de linguagem antes de ser encaminhado.

3.       Declaro(amos) que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado ao seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessária. (Conforme documento anexo).

4.      Declaro(amos) que todas as afirmações contidas no texto  são fatos verdadeiros ou com razoável exatidão.

5.      Declaro(amos) que concordo que os direitos autorais referentes ao livro acima referenciado se tornarão propriedade exclusiva do SINTER-PB/SINAVEZ, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem a devida autorização do SINTER-PB/SINAVEZ.

Por fim declaro(amos) ciente(s) e concordamos com as normas de publicação da obra conforme este edital. Assinatura, Instituição e contatos do(s) autor(es)/e organizador(es) (se tiver) com suas designações.

 

 

Autores

Instituição

Contato (telefone/e-mail)

Assinatura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Loca e data