NOTÍCIAS DO SINTER

22/04/2021

IICA: A AGRICULTURA DAS AMÉRICAS TERÁ PAPEL CENTRAL NA RECUPERAÇÃO GLOBAL PÓS-PANDEMIA

Os países das Américas fizeram um apelo para reforçar o papel central e estratégico da agricultura e destacaram uma visão convergente em sua função de fornecedores de alimentos de qualidade e serviços ecossistêmicos que resguardam os recursos hídricos e a biodiversidade e contribuem para o combate à mudança do clima.

Esse foi um dos consensos alcançados na Terceira Reunião Hemisférica de Ministros/as e Secretários/as de Agricultura das Américas organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da FAO e cujas deliberações foram dominadas pelo forte impacto na segurança alimentar e nutricional proveniente da pandemia de Covid-19 na região.

Os participantes, representantes de todos os países do continente e que destacaram o apoio técnico do IICA, explicaram as ações levadas a cabo por cada uma das nações para sustentar a produção de alimentos e as cadeias de abastecimento diante da emergência e ressaltaram a resiliência demonstrada pelos sistemas agroalimentares da região perante a drástica queda de atividade econômica gerada pela pandemia.

O encontro realizou um diagnóstico da situação dos sistemas agroalimentares, com ênfase nos pequenos produtores. Também foram enviadas mensagens de preocupação e solidariedade pela situação em São Vicente e Granadinas, onde a recente erupção de um vulcão obrigou à evacuação de cerca de 20% da população do país caribenho e afetou as regiões do país dedicadas à atividade agropecuária.

O papel cumprido pelos sistemas agroalimentares para o crescimento econômico da região foi valorizado pelo Ministro de Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Federico Tenorio, anfitrião da reunião, realizada de maneira virtual. “O difícil contexto sanitário reafirmou sua importância para a superação da pobreza, a geração de empregos e a recuperação da economia em geral”, sustentou Tenorio.

“É essencial que as diferentes visões dos Estados sejam captadas para a Cúpula dos Sistemas Alimentares. Há três pontos fundamentais que devem ser considerados para fortalecer a sustentabilidade desses sistemas: investimentos em ciência e inovação, a melhor maneira de desenvolver práticas sustentáveis; não podemos esquecer do imperativo da Agenda 2030, não deixar ninguém para trás, devemos erradicar a fome do mundo na próxima década; e o comércio internacional baseado em regras justas e transparentes para garantir a segurança alimentar e reduzir a pobreza”, disse a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina.

“No Brasil já produzimos carne sem emissão de gases de efeito estufa. Mas nossos esforços serão em vão, se não conseguirmos eliminar a fome no mundo nos próximos dez anos”, acrescentou a Ministra brasileira.

O Ministro da Agricultura da Colômbia, Rodolfo Enrique Zea, assinalou que “estamos promovendo estratégias para fortalecer o setor agropecuário na pandemia. Continuamos com o financiamento à agricultura. Além disso, mantivemos o setor aberto, bem como toda a sua cadeia de apoio, para garantir a segurança alimentar. Continuamos com o processo de promoção de exportações agropecuárias e, inclusive, 2020 foi o ano com mais exportações na história da Colômbia”, assinalou.

 

 

Leia a matéria na íntegra em:

https://www.iica.org.br/pt/prensa/noticias/por-seu-potencial-produtivo-agricultura-das-americas-tera-papel-central-na