NOTÍCIAS DO SINTER

17/05/2021

A solidariedade é a chave para a nossa sobrevivência e prosperidade comum

“   Em um comunicado divulgado por ocasião do Dia do Trabalho, o diretor-geral da OIT, Guy Ryder, faz um apelo a trabalhadores, empregadores, governos, organizações internacionais e todas as pessoas que estão comprometidas com a construção de um mundo melhor a unirem forças para alcançarmos um mundo do trabalho com justiça e dignidade para todas e todos.

 

Este ano, celebramos mais uma vez o 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, sob o espectro da pandemia da COVID-19. A pandemia teve efeitos devastadores no mundo do trabalho, destruindo empregos, empresas e meios de subsistência, colocando milhões de pessoas na pobreza e provocando um retrocesso no desenvolvimento global. Como a maioria das crises, atingiu as pessoas mais fracas e as mais vulneráveis, tornando um mundo desigual ainda mais desigual.

A pandemia e suas consequências são um poderoso lembrete da interdependência que existe em escala global. Isso se aplica tanto à saúde quanto à nossa vida profissional.

Ninguém está seguro até que estejamos todos seguros. Ninguém pode ficar indiferente à situação das outras pessoas frente à fragilidade do mundo interdependente que criamos. A solidariedade é a chave para nossa sobrevivência e prosperidade comum, dentro e fora das fronteiras de cada país. Portanto, ao enfrentarmos a crise atual e olharmos para o futuro, uma coisa é clara: precisamos de uma recuperação centrada nas pessoas, com justiça e equidade. Uma recuperação sustentável e inclusiva para todos.

 

[...]  ”

Veja a matéria na íntegra em:

https://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_787260/lang--pt/index.htm