NOTÍCIAS DO SINTER

01/07/2021

Ipea: sem apoio à agricultura familiar, população terá menos acesso a alimentos

Instituto destaca aumento de preços em vários produtos do dia a dia e defendem políticas públicas para o setor

Escrito por: Vitor Nuzzi, da RBA

 

“É fundamental que sejam criados mecanismos específicos para a agricultura familiar para que ela dê as respostas necessárias, caso contrário, a população brasileira poderá ter dificuldades no acesso à alimentação”, diz boletim divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada(Ipea).

“No contexto da pandemia, ficou patente a importância da agricultura familiar e a necessidade de se ter políticas específicas voltadas para este setor”, afirmou Marcelo Galiza, um dos autores do texto publicado no Boletim de Política Social do instituto.

De acordo com o estudo, o Brasil teve vários itens do dia a dia com aumentos acima da média (14,1% para os alimentos em 2020, segundo o IPCA). Assim, no acumulado de 2020, o feijão preto teve alta de 45,4%, enquanto o arroz subiu 76%. O Ipea cita outros produtos, como leite (26,9%), carne (18%) e batata (67,3%).

Segundo o instituto, “esses e vários outros itens básicos da dieta brasileira encareceram o acesso à alimentação em contexto de perda de rendimentos do trabalho por efeito da pandemia”.

 

[...]

 

Veja a matéria na íntegra em:

https://www.cut.org.br/noticias/ipea-sem-apoio-a-agricultura-familiar-populacao-tera-menos-acesso-a-alimentos-77e0