NOTÍCIAS DO SINTER

28/07/2021

Sistemas Alimentares são a chave para acabar com a fome no mundo

Hoje o mundo produz alimento suficiente para alimentar toda população humana. Ainda assim, de acordo com o relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, um décimo da população global — até 811 milhões de pessoas — estava desnutrida em 2020, um aumento de 118 milhões em relação a 2019.

A insegurança alimentar está sendo impulsionada pelas mudanças climáticas, conflitos e recessão econômica. Se o mundo continuar no caminho atual, o objetivo de acabar com a fome até 2030 será perdido por uma margem de quase 660 milhões de pessoas.

A forma como produzimos e consumimos alimentos também tem impactos na saúde humana e no meio ambiente. Os sistemas alimentares são responsáveis ??por 70% da água extraída da natureza, causam 60% da perda de biodiversidade e geram até um terço das emissões humanas de gases de efeito de estufa.

Um especialista do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) explica algumas das discussões que estão em jogo quando falamos de sistemas alimentares. O tema será debatido em uma Cúpula convocada pelo secretário-geral para setembro. Esta semana um pré-evento reuniu líderes mundiais em Roma, na Itália, para tratar de algumas propostas.

 

[...]

 

Veja a matéria na íntegra em:

https://brasil.un.org/pt-br/137716-sistemas-alimentares-sao-chave-para-acabar-com-fome-no-mundo