NOTÍCIAS DO SINTER

02/09/2021

Por ano, queimadas no Brasil consomem área maior que a Inglaterra

Em 36 anos, queimadas consumiram quase um quinto do território brasileiro, segundo levantamento do Projeto MapBiomas. 65% da área queimada era de vegetação nativa

 

Por: Mariana Lima

 

Um levantamento do Projeto MapBiomas, com base nas análises de imagens de satélite entre 1985 e 2020, mostra o impacto do fogo sobre o território nacional. Neste período, por ano, o Brasil queimou uma área maior que a da Inglaterra: foram 150.957 km² por ano, ou 1,8% do país.

 

O acumulado destes 36 anos chega a praticamente um quinto do território nacional: 1.672.142 km², ou 19,6% do Brasil, sendo que 65% do total da área queimada foi de vegetação nativa. O estado de Mato Grosso apresentou maior ocorrência de fogo, seguido pelo Pará e Tocantins.

 

Apesar dos grandes picos de área queimada no Brasil terem ocorrido, principalmente, em anos impactados por eventos de seca extrema, as altas taxas de desmatamento, antes de 2005 e depois de 2019, tiveram um grande impacto no aumento da área queimada no período analisado. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 83% das queimadas e incêndios no país.

 

Entre os cinco biomas brasileiros, nenhum foi tão atingido como o Pantanal: 57% de seu território foi queimado pelo menos uma vez entre 1985 e 2020. A vegetação campestre é a mais afetada no bioma: durante os períodos úmidos, as plantas acumulam biomassa e, no período seco, a vegetação seca vira combustível para o fogo.

[...]

 

Veja a matéria na íntegra em:

https://observatorio3setor.org.br/noticias/por-ano-queimadas-no-brasil-consomem-area-maior-que-a-inglaterra/