27/11/2017

SINTER-PB participa do CONFASER Extraordinário realizado em Confins-MG

O SINTER-PB representado por sua delegação, participou do Congresso Nacional Extraordinário dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil, nos dias 22 a 24 de novembro de 2017, em Confins-MG. A Abertura do evento trouxe à discussão pontos importantes como: “A Conjuntura Nacional e as Novas posturas Sindicais” e “ATER Pública como Política de Estado”. O SINTER-PB enviou uma delegação com 6 (seis) participantes entre Diretores e Suplentes indicados na última Reunião da Diretoria Executiva. Durante o encontro, Jonas Tadeu, Diretor Geral do SINTER-PB, participou da Reunião da Diretoria Executiva da FASER que faz parte da programação.

O Congresso teve como objetivos principais a discussão e aprovação da temática e Programação do XIII CONFASER e a Reforma do Estatuto da FASER. O próximo Congresso terá como teses: A ATER PÚBLICA COMO POLÍTICA DE ESTADO E OS DESAFIOS PARA REDUZIR DESIGUALDADES SOCIAIS NO CAMPO e SINDICALISMO NO CONTEXTO ATUAL E FUTURO.

Para José Victor Cordeiro Diretor Financeiro Adjunto e representante da Delegação do SINTER-PB: “o CONFASER é um espaço para se debater os desafios pelos quais a ATER pública passa na atualidade, como também uma oportunidade de se discutir a qualidade de vida dos extensionistas no Brasil.”

Uma pauta de grande importância no Congresso foi a Reforma do Estatuto da FASER. O processo de reforma do Estatuto teve várias etapas, entre elas o envio prévio de propostas a FASER e discussões nas entidades filiadas. No evento a metodologia da reforma do Estatuto foi conduzida por José Cláudio Fidélis Pereira, Diretor Geral Adjunto do SINTER-PB, que inovou criando uma estrutura que facilitou a visualização e comparação das propostas. Fidélis ressaltou a importância do Congresso: “O CONFASER, como instância máxima da FASER, garante a manifestação de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, através das suas representações, sobre o rumo que a Assistência Técnica e Extensão Rural teve buscar. Sobre a reforma estatutária Fidélis avaliou como “extremamente positiva por garantir a manifestação das  entidades filiadas neste documento que é a alma da nossa federação.”

O XIII Congresso Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do BRASIL – CONFASER,  acontecerá em 2018 no estado do Espírito Santo.

(Dir. Com. SINTER-PB)